A GESmed convidou Elson Cristiano da Silva, responsável por Performance e Remuneração na Mineradora AngloGold Ashanti, e Thiara, Líder de Tecnologia e Processo de Saúde na GESmed, para discutir as novidades e tendências para 2023 em relação aos benefícios corporativos.
Durante a live, a mediadora Letícia introduziu o tema, destacando a importância do pacote de benefícios corporativos para a atração e retenção de talentos no mercado de trabalho. Além disso, ela ressaltou que, quando se trata de saúde, apenas a contratação de um plano de saúde não é suficiente para garantir uma assistência efetiva e resolutiva para os beneficiários. Para isso, é necessário buscar soluções que vão além.
A GESmed tem como foco a resolutividade e produtividade no contexto da gestão de saúde corporativa. A empresa utiliza uma abordagem preventiva, oferecendo como solução o modelo GES, que foi criado para solucionar os dois problemas crônicos do sistema de saúde corporativa, a baixa resolutividade e a baixa produtividade, responsáveis pelo elevado desperdício e pelo alto custo na gestão de saúde nas empresas.
Um dos projetos destacados durante a live foi o BebêGold, que é um programa voltado para as gestantes da AngloGold, sejam elas titulares ou dependentes dos empregados, e tem como objetivo a atenção integral à saúde da mãe e do bebê durante a gestação e pós-parto. O programa existe há mais de 20 anos e, com a união de forças da GESmed com a equipe responsável por esse projeto dentro da empresa, o escopo de ações foi ampliado, visando maximizar os seus resultados e a satisfação das famílias assistidas.
As mamães assistidas nesse programa contam com a assistência da equipe de saúde da GESmed durante toda a gestação e pós-parto. São assessoradas com orientações sobre o calendário vacinal, avaliação dos exames gestacionais de cada trimestre, interação com especialistas do plano que fazem o acompanhamento de cada gestante, aconselhamento para 2ª opinião médica, de forma a garantir maior segurança para as famílias durante o pré-natal, parto e pós-parto. As enfermeiras de referência da GESmed elaboram um plano de cuidados personalizado que considera as necessidades individuais de cada mamãe e bebê, fazem visitas hospitalares, domiciliares e teleconsultas, sempre que necessário, entre outras ações.
Elson destacou que um dos desafios enfrentados no projeto do Modelo GES na AngloGold Ashanti foi a falta de rede assistencial em algumas regiões onde a mineradora possui unidades de operação. A GESmed ajuda a identificar potenciais credenciados, realiza indicações e acompanha o processo de credenciamento junto à gestão de rede do prestador. A GESmed também facilita e acompanha o processo de documentação para que os fornecedores atendam aos requisitos e critérios exigidos pela operadora para o credenciamento.
Outro destaque foi o impacto financeiro expressivo do Modelo GES. Antes de adotar o modelo, a empresa enfrentava um aumento de sinistros muito acima dos índices de mercado, chegando a 30% de aumento anual em alguns anos. Entretanto, já nos primeiros anos de aplicação do Modelo GES, esse cenário mudou. Durante os sete anos de trabalho com o Modelo GES, a variação dos custos da empresa foi inferior ao VCMH, o principal índice que mede a inflação no mercado da saúde. Se a variação dos custos tivesse acompanhado o índice nesse período, a empresa teria fechado o ano de 2022 com um sinistro 21% maior do que o realizado, resultando em uma economia de mais de R$46 milhões em sinistros nesses sete anos de trabalho.
Além disso, a empresa implementou o processo de 2ª opinião médica em meados de 2020, e desde então, mais de 500 casos de indicação de procedimentos cirúrgicos passaram pela 2ª opinião com especialistas da GESmed, dos quais 38% mudaram de abordagem para um tratamento conservador. Isso representa não apenas uma economia para a empresa, mas também uma preservação da saúde do beneficiário, que obteve um desfecho clínico positivo sem precisar se submeter a um procedimento invasivo e muitas vezes arriscado.
Foi um momento muito enriquecedor, e para aqueles que não puderam acompanhar ao vivo, há a oportunidade de assistir à Live pelo canal do YouTube da Gesmed. O link está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-fcWe4HP6mE.
Site criado e desenvolvido por Prefácio Comunicação. Todos os direitos reservados.